TítuloMinha vida de coiote : o desenho animado na construção do sentido do texto
Autor(es)Viana, Magali Borato
Data de publicação07-03-2008
ResumoInvestiga os principais recursos lingüísticos responsáveis pelo sentido e expressividade do texto Minha vida de Coiote – publicado pela revista Veja, edição de 28 de junho de 2006, na coluna do jornalista Diogo Mainardi. A pesquisa interpreta o papel da interdiscursividade baseado na teoria social do discurso; análise de discurso crítica; funções da linguagem; princípios da estilística; conceitos de dialogismo e intertextualidade. Analisa o sentido da metáfora, o emprego dos tempos verbais e o gênero desenho animado, particularmente o do O Coiote e o Papa-Léguas, base para a compreensão do sentido do texto em questão. Destaca a maneira como os recursos lingüísticos presentes no corpus contribuem para construir as funções identitária, ideacional e relacional.
NotasTrabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como pré-requisito para obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu Língua Portuguesa – Texto e Discurso. Orientador: Maria Christina Diniz Leal.
AssuntosComunicação escrita, metodologia
Estilística
Linguística
Linguagem
FonteVIANA, Magali Borato. Minha vida de coiote: o desenho animado na construção do sentido do texto. 2008. 84 f. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa – Texto e Discurso) – Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD). Brasília, 2008.
VIANA, Magali Borato. Minha vida de coiote: o desenho animado na construção do sentido do texto. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa – Texto e Discurso) – Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD). BDJur, Brasília, DF, 14 maio 2008. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/17043>.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/17043
Arquivo TamanhoFormato 
Minha_Vida_Coiote_Magali Borato Viana.pdf808.17 kBPDFVisualizar