TítuloMagistratura: produtividade controlada em processo virtual
Autor(es)Madalena, Pedro
Data de publicação2008
ResumoComenta que a partir da criação e implantação do sistema processual eletrônico/virtual, a tecnologia da informatização com sistemas inteligentes contribuirá para o aumento da produtividade do serviço forense. Ressalta a possibilidade de fiscalizar ou controlar a atividade do magistrado, como quer o Conselho Nacional de Justiça. Identifica competidores de alta produção de sentenças no primeiro grau de jurisdição e aponta campeão. Relata que talvez esse sistema de controle tenha sido implantado diante das denúncias sobre a falta de produtividade de alguns juízes. Enfatiza o que deveria importar ao controle, que é o de apurar por método estatístico a quantidade de tempo/hora que o magistrado esteve acessando os processos de sua competência funcional, num determinado período de tempo, provando assim a sua assiduidade e a produtividade. Por fim, após esta análise pode extrair conclusões científicas e tomar decisões acertadas a fim de promover a melhoria do serviço forense brasileiro.
NotasO autor é juiz de direito aposentado, advogado e autor de livros e artigos sobre informática jurídica e administração judiciária
AssuntosMagistratura, podutividade, Brasil
Magistratura, estatística, Brasil
Magistrado, conduta, Brasil
Prática forense, aplicação de computador, Brasil
Informática jurídica, Brasil
Poder judiciário, automação, Brasil
FonteMADALENA, Pedro. Magistratura: produtividade controlada em processo virtual. BDJur, Brasília, DF, 11junho 2008. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/17224>.
TipoOutros
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/17224
Arquivo TamanhoFormato 
Magistratura_Produtividade_Controlada.pdf91.96 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: