TítuloSistema de custos do Superior Tribunal de Justiça: uma abordagem para gestão estratégica de custos na administração pública
Autor(es)Nascimento, Maria Luisa do
Data de publicação2008
ResumoO presente estudo consiste em definir qual a metodologia mais adequada para a implantação de um sistema de apuração e análise de custos no âmbito do Superior Tribunal de Justiça que dê suporte à tomada de decisão gerencial e à gestão estratégica de custos. Tem como objetivo geral buscar essa metodologia perseguindo alguns objetivos específicos tais como: identificação do método de custeio que melhor se aplica ao caso do STJ, evidenciação dos benefícios alcançados pelo Tribunal a partir da gestão estratégica de custos, definição da estrutura do sistema de custos do órgão, bem como o estabelecimento das ações voltadas à sensibilização dos gestores da entidade. Para tanto serão abordados no corpo do trabalho temas gerais relacionados ao gerenciamento de recursos e à gestão estratégica de custos no setor público.
NotasTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto de Cooperação e Assistência Técnica do Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal para obtenção do título de Especialista em Gestão Orçamentária e Financeira no Setor Público.
AssuntosControle de custo
Gestão, custo
Administração pública
FonteNASCIMENTO, Maria Luisa do. Sistema de custos do Superior Tribunal de Justiça: uma abordagem para gestão estratégica de custos na administração pública. BDJur, Brasília, DF, 2 out. 2008. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/17853>.
NASCIMENTO, Maria Luisa do. Sistema de custos do Superior Tribunal de Justiça: uma abordagem para gestão estratégica de custos na administração pública. Brasília, DF, 2008. 38 f. Monografia. (Trabalho de conclusão de curso apresentado para obtenção do título de Especialista em Gestão Orçamentária e Financeira no Setor Público) - Instituto de Cooperação e Assistência Técnica – ICAT do Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal - UniDF.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/17853
Arquivo TamanhoFormato 
Sistema_Custos_STJ_MariaLuisaNascimento.pdf263.09 kBPDFVisualizar