TítuloIlícito fiscal : necessidade da tutela penal e legitimação da sanção = Internal revenue service : protection of penal law and service legitimacy of the sanction
Autor(es)Castro, Renato de Lima
Aranda, Alexandre Lundgren Rodrigues
Rampazzo, Ana Manuela
Bandolin, Aracelli Mesquita
Aranda, Bruno Lundgren Rodrigues
Del Arco, Danilo
Kalçovik, Janaina
Youssef, Joana Darc
Ribeiro, Rosana da Silva
Data de publicação2001
ResumoVerifica a legitimidade de se proteger a receita fiscal nos lindes do Direito Penal, investigando a compatibilidade vertical com a Carta Constitucional e com os postulados da fragmentariedade e da ultima ratio da lei penal. De igual modo, investiga a necessidade/adequação da sanção penal como conseqüência jurídica do direito fiscal. Faz uma breve análise histórica da arrecadação fiscal e sua correspondente importância social. Avalia o bem jurídico penal e sua compatibilização com a Constituição Federal, assim como a necessidade do direito penal proteger a receita estatal em face da proeminência do interesse social. A pesquisa demonstrou a necessidade de se resguardar e tutelar a arrecadação fiscal através do Direito Penal, com especial destaque à indispensabilidade de se estabelecer uma sanção penal absolutamente proporcional e consentânea com a relevância do bem jurídico tutelado, a fim de que a pena cumpra, a um só tempo, seus fins de prevenção geral e especial e não seja fator de estímulo e desigualdade material”.
AssuntosReceita pública, Brasil
Ilícito fiscal, Brasil
Sanção penal, Brasil
Sonegação fiscal, Brasil
Bem jurídico, Brasil
FonteCASTRO, Renato de Lima et al. Ilícito fiscal: necessidade da tutela penal e legitimação da sanção. Unopar científica ciências jurídicas e empresariais, Londrina, v.2, n. 1, p. 145-152, mar. 2001. Disponível em: <http://www13.unopar.br/unopar/pesquisa/getArtigo.action?arquivo=00000422>. Acesso em: 14 nov. 2008.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/18160
Arquivo TamanhoFormato 
Ilícito_fiscal.pdf2.8 MBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: