TítuloA judicialização da política na Colômbia : casos, potencialidades e riscos
Autor(es)Yepes, Rodrigo Uprimny
Data de publicação2007
ResumoNa Colômbia, a judicialização da política parece ter adquirido uma intensidade maior do que em muitos países do Terceiro Mundo nos quais se generalizou o protagonismo judicial. O que pôde motivar o desenvolvimento desse fenômeno? Qual é seu impacto sobre a democratização da sociedade colombiana? Quais são as potencialidades democráticas e os riscos da judicialização? Além de tentar oferecer respostas a essas perguntas, pretende-se analisar o caso colombiano, com exemplos ilustrativos e uma discussão teórica da evolução do fenômeno.
NotasPublicado em português, espanhol e inglês.
Título em espanhol: La judicializacion de la política en Colombia: casos, potencialidades y riesgos -- Título em inglês: Judicialization of politics in Colombia: cases, merits and risks.
AssuntosPoder político, controle judicial, Colômbia
Poder judiciário, politização, Colômbia
Democracia, Colômbia
Direito e política, Colômbia
FonteYEPES, Rodrigo Yprimny. A judicialização da política na Colômbia: casos, potencialidades e riscos. SUR: Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 4, n. 6, p. 52-69, 2007. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/18294>. Acesso em: 25 ago. 2008.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/18294
Aparece nas coleções: