TítuloReconhecimento jurídico dos direitos sexuais: uma análise comparativa com os direitos reprodutivos
Autor(es)Mattar, Laura Davis
Data de publicação06-2008
ResumoDemonstra a importância do reconhecimento jurídico dos direitos sexuais para homossexuais (gays e lésbicas), bissexuais e para mulheres. Para tanto, sistematiza as razões que levaram a um descompasso entre o reconhecimento jurídico dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos, por meio da análise de três perspectivas: a da história, a da moral religiosa, especialmente a Católica Romana e, por fim, a do direito. Conclui apresentando os ganhos para a democracia e a cidadania pública de homossexuais (gays e lésbicas) e mulheres heterossexuais caso haja o reconhecimento jurídico dos direitos sexuais.
NotasPublicado em português, espanhol e inglês.
Título em espanhol: Reconocimiento jurídico de los derechos sexuales: un análisis comparativo con los derechos reproductivos. -- Título em inglês: Legal recognition of sexual rights: a comparative analysis with reproductive rights.
AssuntosDireitos humanos
Gênero, aspectos jurídicos
Sexualidade, aspectos jurídicos
Relações de gênero, aspectos jurídicos
FonteMATTAR, Laura Davis. Reconhecimento jurídico dos direitos sexuais: uma análise comparativa com os direitos reprodutivos. SUR: Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 5, n. 8, p. 61-83, 2008. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/18381>. Acesso em: 12 ago. 2008.
TipoArtigo de revista
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/18381
Aparece nas coleções: