TítuloAlguns aspectos práticos e polêmicos do recurso extraordinário interposto contra acórdão do Superior Tribunal de Justiça em matéria cível
Autor(es)Santos, Edson da Silva
Data de publicação2008
ResumoArtigo jurídico que versa sobre alguns dos vários aspectos práticos e polêmicos que envolvem a interposição de recurso extraordinário para o Supremo Tribunal Federal contra acórdão prolatado pelo Superior Tribunal de Justiça, tais como, o pressuposto de admissibilidade do cabimento, a interposição simultânea de recurso extraordinário e de embargos de divergência, o preparo recursal, e, por fim, o novel requisito específico da repercussão geral. Demonstra-se no texto que, para evitar surpresas que levem ao não-conhecimento do recurso, a parte recorrente deve estar atenta ao posicionamento jurisprudencial da presidência do STJ, a quem compete o juízo primeiro de admissibilidade.
NotasArtigo científico jurídico elaborado como requisito para a conclusão do curso de pós-graduação em Direito Público ministrado pela Fortium em parceria com a Faculdade Projeção.
AssuntosRecurso extraordinário
Admissibilidade (processo civil)
Preparo do recurso
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Brasil. Supremo Tribunal Federal (STF)
FonteSANTOS, Edson da Silva. Alguns aspectos práticos e polêmicos do recurso extraordinário interposto contra acórdão do Superior Tribunal de Justiça em matéria cível. BDJur, Brasília, DF, 25 nov. 2008. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/18914>.
SANTOS, Edson da Silva. Alguns aspectos práticos e polêmicos do recurso extraordinário interposto contra acórdão do Superior Tribunal de Justiça em matéria cível. Brasília, DF, 2008. 16 f. Artigo científico. (Artigo jurídico elaborado como requisito para a conclusão do curso de pós-graduação em Direito Público) - Fortium em parceria com a Faculdade Projeção.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/18914
Arquivo TamanhoFormato 
Alguns_Aspectos_Práticos_EdsonSilva.pdf181.67 kBPDFVisualizar