TítuloRelativização da coisa julgada inconstitucional
Autor(es)Negrão, Clenia Souza de Oliveira
Data de publicação2007
ResumoA presente monografia aborda o tema do instituto processual indispensável ao Estado Democrático de Direito, a coisa julgada. Analisa sua intangibilidade em decorrência da exigência da segurança jurídica. Questiona, porém, se a coisa julgada seria intocável mesmo quando viola norma constitucional. Neste sentido, relata opiniões que entendem que a res judicata deve ser compreendida em um sentido relativo, sucumbindo diante de valores, princípios e regras constitucionais. Analisa as medidas típicas contra a coisa julgada inconstitucional, concluindo, todavia, que a ação rescisória e os embargos de execução são os únicos meios legais aptos à quebra da coisa julgada inconstitucional. Trata-se, portanto, de um tema bastante controvertido, longe de ser pacificado.
NotasMonografia apresentada ao Curso de especialização Telepresencial e Virtual em Direito Processual Civil, na modalidade Formação para o Mercado de Trabalho, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista em Direito Processual Civil.
AssuntosCoisa julgada (processo civil)
Justiça
Segurança jurídica
Ação rescisória
FonteNEGRÃO, Clenia Souza de Oliveira. Relativização da coisa julgada inconstitucional. BDJur, Brasília, DF, 2 dez. 2008. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/19049>.
NEGRÃO, Clenia Souza de Oliveira. Relativização da coisa julgada inconstitucional. Brasília, DF, 2007. 37 f. Monografia. (Monografia apresentada ao Curso de especialização em Direito Processual Civil, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista em Direito Processual Civil) - Rede LFG de Ensino Telepresencial.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/19049
Arquivo TamanhoFormato 
Relativização_Coisa_Julgada_CleniaSouza.pdf135.36 kBPDFVisualizar