TítuloO prequestionamento no Superior Tribunal de Justiça: proposta de critérios objetivos para a sua configuração
Autor(es)Pereira, André Luiz Salge
Data de publicação2008
ResumoTrata-se de pesquisa sobre a definição de prequestionamento, requisito específico de admissibilidade dos recursos extraordinários lato sensu, no âmbito do Superior Tribunal de Justiça. Desenvolve-se na perspectiva de que o prequestionamento deve ser estabelecido a partir de critérios objetivos, evitando-se, assim, juízo de discricionariedade no seu atendimento e, com isso, decisões conflitantes no âmbito do próprio Superior Tribunal de Justiça a esse respeito. Analisa-se o exercício da jurisdição, entendida como instrumento da concretização e realização do Estado Democrático de Direito, instituído pela Constituição Federal de 1988, com enfoque na evolução do sistema jurídico brasileiro, no papel do juiz, principalmente em relação ao princípio da motivação das decisões judiciais. Após, examina-se o desenvolvimento do processo, instrumento pelo qual a jurisdição opera, com a elaboração de conceitos importantes, como causa e questão federal, indispensáveis à compreensão do instituto do prequestionamento e da missão do próprio Superior Tribunal de Justiça.
NotasMonografia apresentada como requisito parcial para a conclusão do curso de pós-graduação lato sensu em Direito.
AssuntosBrasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Prequestionamento
Recurso especial
FontePEREIRA, André Luiz Salge. O prequestionamento no Superior Tribunal de Justiça: proposta de critérios objetivos para a sua configuração. BDJur, Brasília, DF, 5 dez. 2008. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/19076>.
PEREIRA, André Luiz Salge. O prequestionamento no Superior Tribunal de Justiça: proposta de critérios objetivos para a sua configuração. Brasília, DF, 2008. 70 f. Monografia. (Monografia apresentada como requisito parcial para a conclusão do curso de pós-graduação lato sensu em Direito) Cursos Sui Juris - Uniplac.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/19076