TítuloPreservação de documentos digitais: o papel dos formatos de arquivo
Autor(es)Bodê, Ernesto Carlos
Data de publicação2008
ResumoRefere-se a uma pesquisa sobre preservação de documentos digitais com enfoque específico na relação entre formatos de arquivo e a efetiva preservação por longos períodos. O universo de pesquisa limita-se ao poder judiciário brasileiro. A estrutura do trabalho está dividida em basicamente três partes. A primeira delas corresponde a uma introdução ao projeto e uma revisão bibliográfica sobre temas pertinentes à preservação digital. A segunda parte corresponde à conceituação dos elementos teóricos essenciais ao desenvolvimento da pesquisa e inclui o próprio conceito de documento, preservação digital e metadados. A terceira e última parte corresponde à metodologia de coleta de dados, incluindo o universo de coleta correspondente e a análise de dados coletados. Finalmente, a dissertação apresenta uma série de conclusões e observações sobre os formatos de arquivos efetivamente utilizados no poder judiciário brasileiro em seus aspectos qualitativos para preservação digital.
NotasDissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília como exigência parcial para a obtenção do Título de Mestre em Ciência da Informação.
AssuntosDocumento eletrônico
Arquivo de dados
Internet
FonteBODÊ, Ernesto Carlos. Preservação de documentos digitais: o papel dos formatos de arquivo. BDJur, Brasília, DF, 6 fev. 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/19667>.
BODÊ, Ernesto Carlos. Preservação de documentos digitais: o papel dos formatos de arquivo. Brasília, DF, 2008. 153 f. Dissertação. (Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília como exigência parcial para a obtenção do Título de Mestre em Ciência da Informação) – UnB.
TipoDissertação
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/19667
Arquivo TamanhoFormato 
Preservação_Documentos_Digitais_Bodê.pdf1.91 MBPDFVisualizar