TítuloO Supremo e a nova Constituição
Autor(es)Maciel, Adhemar Ferreira
Data de publicação1988
ResumoDeclara que à medida que o Estado se hipertrofia há necessidade de maior detalhamento constitucional. Discorre sobre o Judiciário dos Estados Unidos e sua importância na construção do país. Aborda a tarefa do Judiciário brasileiro, sobretudo do STF, guardião da Constituição. Comenta a atuação do juiz americano, sua semelhança com os magistrados de outras nações e que reconhece o direito de fundamentar seus veredictos na Constituição mais do que nas leis. Ressalta as qualidades do juiz brasileiro. Enfatiza que embora iguais, os juízes, americanos e brasileiros, os direitos são diferentes. Relata que os Constituintes brasileiros têm aproveitado a larga experiência do Judiciário federal norte-americano em quase dois séculos de trabalho.
AssuntosTribunal supremo, Brasil
Brasil. [Constituição (1988)]
Constituição, história, Brasil
FonteMACIEL, Adhemar Ferreira. O Supremo e a nova Constituição. BDJur, Brasília, DF, 24 mar. 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/20336>.
MACIEL, Adhemar Ferreira. O Supremo e a nova Constituição. Revista de Direito Público, São Paulo, v. 21, n. 87, p. 87-89, jul./ set. 1988.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/20336
Arquivo TamanhoFormato 
Supremo_Nova_Constituição.pdf38.3 kBPDFVisualizar