TítuloPostillas de pratica: colleção completa das licções de pratica do anno de 1865, precedidas de cinco licções de hermeneutica juridica e seguidas de dez de processo criminal, inteiramente correctas
Autor(es)Ramalho, Joaquim Ignácio
Baptista, Francisco de Paula
Souza Filho, Clemente Falcão de
Data de publicação1872
ResumoA obra é dividida em três partes. A primeira traz lições de hermenêutica jurídica. A segunda trata do processo civil, incluindo lições sobre processo ordinário e processo sumário. A terceira parte aborda o processo criminal.
NotasJoaquim Ignácio Ramalho foi Conselheiro e Barão, político e Diretor da Faculdade de Direito de São Paulo, presidente da província de Goiás, além de autor de diversas obras de Direito. Foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo. Nasceu na cidade de São Paulo, em 06.01.1809, onde faleceu em 15.08.1902.
Francisco de Paula Baptista nasceu em Recife, a 04.02.1811. Em 1834 obteve o grau de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Foi juiz de Direito no Recife, deputado por nove legislaturas (a primeira em 1835), advogado e professor da Faculdade de Direito do Recife. Em 1855, publicou um "Compêndio de Teoria e Prática do Processo Civil para uso das Faculdades de Direito do Império", primeira obra do gênero editada no Brasil. Em 1860, publicou o "Compêndio de Hermenêutica Jurídica". Foi considerado o mais importante cultor do Direito Processual no século XIX. Nos primeiros anos de sua vida pública, defendia idéias conservadoras, mas depois viria a mudar de opinião, filiando-se ao Partido Liberal. Morreu em Recife, no dia 25.05.1881.
Clemente Falcão de Souza Filho nasceu em 18.10.1834. Foi lente na Faculdade de Direito de São Paulo, advogado, um dos fundadores da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, e mais tarde da Companhia Estrada de Ferro do Norte de São Paulo. Foi membro da antiga sociedade secreta do Direito denominada “Bucha” (do alemão Burschenschaft: bursch, que significa camarada e schaft, confraria), entidade que teve grande influência na política do Segundo Império e da Primeira República. Faleceu em 04.04.1887.
AssuntosHermêutica
Processo civil, Brasil
Processo penal, Brasil
EditoraTypographia Americana
FonteRAMALHO, Joaquim Ignácio; BAPTISTA, Francisco de Paula; SOUZA FILHO, Clemente Falcão de. Postillas de prática: colleção completa das licções de pratica do anno de 1865, precedidas de cinco licções de hermeneutica juridica e seguidas de dez de processo criminal, inteiramente correctas (sic). 2. ed. São Paulo: Typographia Americana, 1872.
RAMALHO, Joaquim Ignácio; BAPTISTA, Francisco de Paula; SOUZA FILHO, Clemente Falcão de. Postillas de prática: colleção completa das licções de pratica do anno de 1865, precedidas de cinco licções de hermeneutica juridica e seguidas de dez de processo criminal, inteiramente correctas (sic). BDJur, Brasília, DF, 27 mar. 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//jspui/handle/2011/20426>.
TipoLivro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/20426
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Postillas_de_pratica.jpgImagem original da folha de rosto da obra4.94 MBJPEGVisualizar
Postillas_de_pratica.pdf2.31 MBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: