TítuloExecução Civil : aspectos polêmicos
Autor(es)Lopes, João Batista
Cunha, Leonardo José Carneiro da
Data de publicação2005
ResumoFala da crise por que passa a execução civil e a considera decorrente da máquina judiciária e do abuso no exercício do direito de de mandar. Comenta o conflito entre algumas propostas de ampliação dos meios de defesa do executado com a almejada efetividade da justiça. Afirma que a tensão conflitiva entre os princípios constitucionais da efetividade da jurisdição e do contraditório deve ser resolvida com a aplicação do princípio da proporcionalidade. De acordo com o autor o juiz deverá, não só no processo de conhecimento, mas também na execução, avaliar interesses e considerar os pesos de cada princípio para que a balança da justiça faça atuar plenamente os valores da ordem jurídica.
NotasDivulgação dos SUMÁRIOS das obras recentemente incorporadas ao acervo da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva do STJ. Em respeito à lei de Direitos Autorais, não disponibilizamos a obra na íntegra. 347.952(81) E96c
AssuntosExecução (processo civil), Brasil
Processo de execução, Brasil
EditoraDialética
FonteLOPES, João Batista. CUNHA, Leonardo José Carneiro da. Execução Civil : (aspectos polêmicos). São Paulo : Dialética, 2005. 367 p.
TipoSumário de livro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/2042
Arquivo TamanhoFormato 
Execução_Civil_Aspectos_Polêmicos.pdf80.3 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: