TítuloRelatorio geral dos trabalhos do primeiro Congresso Juridico Brazileiro
Autor(es)Congresso Juridico Brazileiro (1. : 1908 : Rio de Janeiro)
Data de publicação1909
ResumoGrandes temas foram tratados no Congresso, cada um dentro de uma seção e os eventos divididos em oito seções, sendo a primeira seção dedicada ao ensino jurídico. O Congresso apresentou, como síntese das teses deduzidas em seus trabalhos, entre outros, o seguinte: a proposição da criação das cadeiras de Direito Internacional Privado e de Prática Forense, e a convicção de que os cursos jurídicos não podem ter caráter exclusivamente prático ou profissional, ressaltando a necessidade de conciliar a teoria com a prática.
NotasPor iniciativa do Instituto da Ordem dos Advogados do Brasil, a comunidade jurídica reuniu-se no Rio de Janeiro para a realização do Primeiro Congresso Jurídico Brasileiro, em 11.08.1908, tendo como motivação o centenário da abertura dos portos do Brasil, mas o grande tema findou sendo o ensino jurídico.
AssuntosOrdem dos Advogados do Brasil (OAB)
Advogado, congresso, Brasil
Direito, congresso, Brasil
EditoraImprensa Nacional
FonteCONGRESSO JURÍDICO BRASILEIRO, 1., 1908, Rio de Janeiro. Relatório geral dos trabalhos... BDJur, Brasília, DF, 2 abr. 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//jspui/handle/2011/20462>.
CONGRESSO JURÍDICO BRASILEIRO, 1., 1908, Rio de Janeiro. Relatório geral dos trabalhos... Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1909. 792 p.
TipoLivro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/20462
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relatorio_geral_trabalhos_congresso_juridico.jpgImagem original da folha de rosto da obra3.29 MBJPEGVisualizar
Relatorio_geral_trabalhos_congresso_juridico.pdf7.6 MBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: