TítuloDiagnóstico de dados digitalizados dos processos julgados pelo Superior Tribunal de Justiça envolvendo áreas de preservação permanente, reserva legal e de proteção ambiental
Autor(es)Oliveira, Flávio Carlos Snel de
Data de publicação2008
ResumoProcura demonstrar a possibilidade de se realizar uma pesquisa em processos judiciais agora que se tem grande parte dos autos sendo armazenados e até com circulação entre órgãos do Poder Judiciário, de forma eletrônica. O tema escolhido refere-se ao meio ambiente, tema com legislação em constante aprimoramento, atual e de interesse comum a vários setores da economia e à população em geral. Analisa sobre como a natureza é discutida no âmbito do Superior Tribunal de Justiça. A pesquisa mostra que o número de processos aumentou em 1998, ano da Lei 9.605 de Crimes contra o Meio Ambiente. Os Estados que lideram as ações em recurso são da região Sudeste e Sul. Os casos julgados puderam ser divididos em dezesseis tipos com decisões que sempre procuram o melhor para o meio ambiente. Não existem Súmulas do Superior Tribunal de Justiça com incidência direta na área ambiental.
AssuntosProteção ambiental
Área de proteção ambiental (APA)
Direito ambiental
Meio ambiente
Código florestal
FonteOLIVEIRA, Flávio Carlos Snel de. Diagnóstico de dados digitalizados dos processos julgados pelo Superior Tribunal de Justiça envolvendo áreas de preservação permanente, reserva legal e de proteção ambiental. BDJur, Brasília, DF, 29 abr. 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/20956>.
OLIVEIRA, Flávio Carlos Snel de. Diagnóstico de dados digitalizados dos processos julgados pelo Superior Tribunal de Justiça envolvendo áreas de preservação permanente, reserva legal e de proteção ambiental. Brasília, DF, 2008. 31 f. Monografia. (Monografia apresentada ao curso de pós-graduação em Administração de Órgãos do Poder Judiciário e Ministério Público, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista) – Universidade Gama Filho – UGF.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/20956
Arquivo TamanhoFormato 
Diagnóstico_Dados_Flávio Carlos.pdf155.54 kBPDFVisualizar