TítuloServiço policial do estado do Rio de Janeiro, ou, guia dos delegados, subdelegados, commissarios de policia e carcereiros do mesmo estado...
Autor(es)Bastos, José Tavares
Data de publicação1904
ResumoConstitui um compêndio aliando teoria, composta de disposições legais e regulamentares que vigoraram a respeito do Serviço Policial do Estado do Rio de Janeiro, e prática, consistindo em muitos modelos, seguindo o formulário adotado pelos Guias dos Delegados e Subdelegados de Policia, dos Inspectores de Quarteirão, Direito e Praxe Policial adotado à época.
NotasJosé Tavares Bastos, filho de Joaquim Tavares Bastos, nasceu em 1813, na cidade de Alagoas, então pertencente à capitania de Pernambuco. Iniciando seus estudos na cidade natal, matriculou-se, em 1831, na Academia de Olinda, recebendo o grau de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, em 18.11.1836. Em 1837, em ato do Presidente da província, foi nomeado Juiz de Direito da comarca de Atalaia, cargo que exerceu até princípios de 1839. Exerceu vários cargos e em fevereiro de 1885, foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal de Justiça. Havendo atingido a idade de setenta e cinco anos, foi aposentado nesse cargo em 1889. Tavares Bastos foi distinguido pelo Governo imperial com a comenda da Ordem da Rosa, em 1866, o título do Conselho, em 1867, e a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, em 1889. O Conselheiro José Tavares Bastos faleceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 08.08.1893.
AssuntosPolícia, organização
Policial, poderes e atribuições
Inquérito policial
Mandado de prisão
Fiança penal
Tratamento de preso
Contravenção penal
Estatística criminal
Rio de Janeiro (Estado)
FonteBASTOS, José Tavares. Serviço policial do estado do Rio de Janeiro, ou, guia dos delegados, subdelegados, commissarios de policia e carcereiros do mesmo estado...(sic). BDJur, Brasília, DF, 5 maio 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/21070>.
BASTOS, José Tavares. Serviço policial do estado do Rio de Janeiro, ou, guia dos delegados, subdelegados, commissarios de policia e carcereiros do mesmo estado... (sic). Rio de Janeiro: H. Garnier, 1904. 384 p.
TipoLivro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/21070
Aparece nas coleções: