TítuloQuestões actuaes de philosophia e direito
Autor(es)Diniz, Almachio
Data de publicação1909
ResumoDiscorre sobre o proveito dos que se iniciam e se empregam no estudo da filosofia científica, bem como aos que se desenvolvem no estudo da filosofia do direito, como primeira cadeira do primeiro ano do curso jurídico. Esclarece e completa estudos de livros anteriores, por isso procura fazer filiado e harmônico, ao mestre e amigo dr. Clovis Bevilaqua, o maior trabalhador, e de grande mérito, da ciência jurídica no Brasil. Dispõe sobre os estudos de filosofia biológica, o determinismo de Le Dantec, o Superhomem, a defesa do mecanicismo, evolução social da Alemanha, a metafísica na sociologia jurídica, a ciência do direito e as produções intelectuais do homem, ideal de justiça e transformismo familial. Aborda a hereditariedade jurídica ao par das correntes monista e biológica, o pensamento de H. Spencer, G. d'Aguanno e Clovis Bevilaqua e a hereditariedade dos fenômenos do direito.
NotasAlmachio Diniz Gonçalves nasceu na Bahia, em 1880, e faleceu no Rio de Janeiro, em 1937. Foi advogado, jornalista, catedrático de Direito Civil e Filosofia do Direito, além de romancista, contista, teatrólogo, ensaísta e crítico literário. Escreveu vasta obra jurídica, sendo também membro das Academias de Letras Baiana e Carioca.
AssuntosFilosofia do direito
Filosofia social
EditoraGarnier
FonteDINIZ, Almachio. Questoes actuaes de philosophia e direito (sic). BDJur, Brasília, DF, 25 maio 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/21604>.
DINIZ, Almachio. Questoes actuaes de philosophia e direito (sic). Rio de Janeiro: Garnier, 1909. 221 p.
TipoLivro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/21604
Aparece nas coleções: