TítuloCurso de Direito Civil : direito das coisas (Artigos 1.225 a 1.509)
Autor(es)Viana, Marco Aurélio S.
Data de publicação2006
ResumoTraz os conceitos e princípios que informam o direito das coisas e mostra o Código Civil de 2002 que revitaliza o direito das coisas. A preocupação com o social, sem perder de vista o individual, está presente de forma significativa, seja com o princípio de função social da propriedade, seja com a disciplina que é imprimida às relações de vizinhança, seja impondo restrições ao exercício da propriedade, que se deve guiar pela comodidade e utilidade, sem intenção de prejudicar a outrem, seja, finalmente, pela posse-trabalho, que orienta algumas modalidades de usucapião. Tem, também a redução dos prazos para usucapir. Tem-se um novo direito das coisas.
NotasDivulgação dos SUMÁRIOS das obras recentemente incorporadas ao acervo da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva do STJ. Em respeito à lei de Direitos Autorais, não disponibilizamos a obra na íntegra. 347(81) V614cd
AssuntosDireito Civil
Direito real
Propriedade, Brasil
Legislação especial
EditoraForense
FonteVIANA, Marco Aurélio S. Curso de Direito Civil : direito das coisas (Artigos 1.225 a 1.509). Rio de Janeiro, 2006. 437 p.
TipoSumário de livro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/2179
Arquivo TamanhoFormato 
Curso_de_Direito_Civil.pdf29.83 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: