TítuloO direito ao reconhecimento para gays e lésbicas
Autor(es)Lopes, José Reinaldo de Lima
Data de publicação2005
Resumo"A partir das declarações de dois juristas, o texto desvenda o que leva pessoas cultas e formadas em direito a reprovar a concessão de iguais direitos aos homossexuais. Reflete, ainda, sobre a falta de discussão moral e jurídica a respeito desse estigma social no Brasil, de modo geral, e particularmente entre os juristas que, por um lado, são levados a uma compreensão irracionalista ou tradicionalista (outra forma de irracionalismo) dos fundamentos da vida moral, e a adotar argumentos ignorantes e errados do ponto de vista da filosofia e da ciência contemporâneas; por outro lado, impede que os danos físicos e psicológicos causados às crianças e aos jovens homossexuais sejam percebidos como uma forma de violência, estimulada por um ordenamento jurídico que abriga preconceitos religiosos específicos. A partir desses dois eixos, o artigo procura mostrar como o direito pode exigir o fim das discriminações sociais de gays e lésbicas."
NotasPublicado em português, espanhol e inglês.
Título em espanhol: El derecho al reconocimiento para gays y lesbianas. -- Título em inglês: The right to recognition for gays and lesbians.
AssuntosHomossexualidade, discriminação, Brasil
Discriminação social, Brasil
FonteLOPES, José Reinaldo de Lima. O direito ao reconhecimento para gays e lésbicas. SUR: Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 65-95, jan./jun. 2005. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/22000>. Acesso em: 8 jun. 2009.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/22000
Arquivo TamanhoFormato 
direito_reconhecimento_gays_lesbicas.pdf720.22 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: