TítuloReabertura dos processos pelos crimes da ditadura militar Argentina
Autor(es)Guembe, María José
Data de publicação2005
Resumo"Recentemente, a Corte Suprema da Argentina decidiu declarar inválidas as leis de anistia que beneficiavam os militares envolvidos em graves violações aos direitos humanos durante a ditadura militar. As leis de Ponto Final e de Obediência Devida deixaram sem punição a grande maioria dos militares implicados em crimes contra a humanidade. A decisão judicial de reverter o quadro de impunidade e garantir os direitos das vítimas à verdade e à justiça tem grande importância política, pois permite a reabertura de processos por tortura, desaparecimentos forçados e assassinatos, até então considerados encerrados. Essa decisão é parte de um longo processo vivido pela sociedade argentina para enfrentar o legado de seu passado recente. Este artigo comenta os pontos principais dessa histórica decisão judicial e revê os acontecimentos que a precederam e que de alguma forma a tornaram possível."
NotasPublicado em português, espanhol e inglês.
Título em espanhol: la reapertura de los juicios por los crímenes de la dictadura militar Argentina. -- Título em inglês: reopening of trials for crimes committed by the Argentine military dictatorship.
AssuntosDireitos humanos, proteção, Argentina
Ditadura militar, Argentina
Governo militar, Argentina
Tribunal supremo, decisão judicial, Argentina
Tortura, Argentina
FonteGUEMBE, María José. Reabertura dos processos pelos crimes da ditadura militar Argentina. SUR: Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 121-137, jan./jun. 2005. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/22139>. Acesso em: 8 jun. 2009.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/22139
Aparece nas coleções: