TítuloA assistência social no Brasil e o princípio da seletividade e distributividade das prestações no sistema de seguridade social
Autor(es)Mussi, Cristiane Miziara
Data de publicação2008
Resumo"O presente trabalho tem como objetivo geral o estudo da Assistência Social no Brasil em conformidade com o princípio da seletividade e distributividade das prestações no Sistema de Seguridade Social. A pesquisa se reveste de grande importância, vez que analisa a questão da inclusão social do necessitado no sistema protetivo securitário social do Brasil. Com relação aos aspectos teórico-metodológicos foram realizados coleta e estudo de artigos e demais doutrinas pertinentes ao assunto, não deixando de lado a legislação e jurisprudências relacionadas ao tema em análise. Os resultados obtidos nos reportam à conclusão de que o amparo social devido pela Assistência não cumpre as fi nalidades últimas da ordem social – bem-estar e justiça sociais – quando só protege, pela distributividade, o defi ciente e o idoso que vivem com uma renda familiar per capita inferior a do salário mínimo."
AssuntosAssistência social, legislação, Brasil
Seguridade social, Brasil
Política social, Brasil
Inclusão social, Brasil
FonteMUSSI, Cristiane Miziara. A assistência social no Brasil e o princípio da seletividade e distributividade das prestações no sistema de seguridade social. Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos, Bauru, v. 42, n. 49, p. 31-48, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.ite.edu.br/ripe_arquivos/ripe49.pdf>. Acesso em: 03 jun 2009.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/22165
Arquivo TamanhoFormato 
assistencia_social_brasil_principio.pdf171.46 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: