TítuloReleitura do desenvolvimento e dos direitos : lições da África
Autor(es)Martin, J. Paul
Data de publicação06-2006
Resumo"Os últimos cinqüenta anos de desenvolvimento econômico e político na África produziram um sucesso limitado. Entre as razões para a limitação, encontramos projetos deficientes em componentes essenciais, instituições locais incapazes de manter suas atividades quando não mais contavam com insumos externos e, igualmente, atores locais que respondiam somente a estímulos e estratégias externas em vez de se tornarem agentes de seu próprio desenvolvimento. Este padrão observado na África contrasta-se com o desenvolvimento bem-sucedido ocorrido na Europa após 1945 e, posteriormente, em países como Israel, Taiwan, Malásia e outros. Recentemente, tal contraste tem sido fonte de inspiração para um interesse renovado no desenvolvimento baseado em direitos e na busca por novos paradigmas e oportunidades para redefinir a relação entre os “sujeitos do desenvolvimento” e as instituições externas que pretendem ajudá-los."
NotasPublicado em português, espanhol e inglês.
Título em espanhol: Relectura del desarrollo y de los derechos: lecciones de África -- Título em inglês: Development and rights revisited: lessons from África.
AssuntosDireito ao desenvolvimento, África
Desenvolvimento socioeconômico, África
Modelo de desenvolvimento, África
Direitos humanos, África, países em desenvolvimento
FonteMARTIN, J. Paul. Releitura do desenvolvimento e dos direitos: lições da África. SUR: Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 3, n. 4, p. 90-101, jan./jun. 2006. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/22569>. Acesso em: 8 jun. 2009.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/22569
Aparece nas coleções: