TítuloGrandes promessas, pequenas realizações : justiça transicional na África subsaariana
Autor(es)Bosire, Lydiah Kemunto
Data de publicação12-2006
Resumo"De Serra Leoa à África do Sul, pedidos para abertura de processo, busca de verdade, reparações e reforma institucional são cada vez mais comuns à medida que os países procuram tratar dos abusos dos direitos humanos. Embora se acredite que as medidas de justiça transicional (justiça em tempos de transição) podem contribuir para o fim da impunidade e para promover a reconciliação, a eficácia de tais intervenções parece depender muito da capacidade das nstituições do Estado, nos níveis administrativo, judicial, político e de segurança. Nos países africanos, apesar de realidades como a deficiência institucional, a precariedade do governo e a pobreza, as medidas de justiça transicional continuam despertando grandes expectativas. Este artigo examina os obstáculos que vêm sendo constatados em diversos países da África, e sugere que sejam alimentadas expectativas mais modestas." "Este artigo se baseia principalmente nas experiências da República Democrática do Congo (DRC), Gana, Ruanda, Serra Leoa, África do Sul e Uganda."
NotasPublicado em português, espanhol e inglês.
Título em espanhol: Exceso de promesas, exceso de incumplimiento: justicia transicional en el África Subsahariana. -- Título em inglês: Overpromised, underdelivered: transitional justice in Sub-Saharan Africa.
Notas de conteúdo Uma versão mais completa desse artigo foi publicada pelo International Center for Transitional Justice, <www.ictj.org>, acessado em 18 de agosto de 2006.
AssuntosDireitos humanos, África
Mudança social, África
Impunidade, África
Justiça, África
Reconciliação, aspectos políticos, África
FonteBOSIRE, Lydiah Kemunto. Grandes promessas, pequenas realizações: justiça transicional na África subsaariana. SUR: Revista internacional de direitos humanos, São Paulo, v. 3, n. 5, p. 70-109, jan./jun. 2006. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/22642>. Acesso em: 8 jun. 2009.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/22642
Aparece nas coleções: