TítuloRumo a uma ordem legal internacional efetiva : da coexistência ao consenso?
Autor(es)Farer, Tom
Data de publicação12-2006
Resumo"Ao proibir o uso da força, exceto em caso de legítima defesa contra ataque armado ou quando há autorização do Conselho de Segurança, a Carta das Nações Unidas surge como o auge do desenvolvimento de um sistema de ordem internacional baseado na doutrina da soberania do Estado. O resultado cumulativo de leis, omissões e declarações relacionadas ao direito internacional – desde o início do Governo Bush – pode ser interpretado como um desafio fundamental ao sistema do Estado soberano. A estratégia de segurança declarada pelo Governo Bush é uma das possíveis respostas a desafios que, incontestavelmente, põem em risco a segurança nacional e humana. Somente uma parceria institucionalizada entre os EUA e os Estados secundariamente poderosos seria dotada da legitimidade necessária para tratar de tais desafios com sucesso. Tal pacto ou parceria poderia ser organizada no âmbito das Nações Unidas, apesar da intensificação de seus elementos hierárquicos."
NotasPublicado em português, espanhol e inglês.
Título em espanhol: Hacia un eficaz orden legal internacional: ¿de coexistencia a concertación? -- Título em inglês: Toward an ffective international legal order: from co-existence to concert?
AssuntosLegislação internacional
Organização internacional
Equilíbrio internacional, proteção
Nações Unidas (ONU)
FonteFARER, Tom. Rumo a uma ordem legal internacional efetiva: da coexistência ao consenso? SUR: Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 3, n. 5, p. 156-177, jan./jun. 2006. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/22645>. Acesso em: 8 jun. 2009.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/22645
Aparece nas coleções: