TítuloProteção contratual do consumidor : o reconhecimento previo do conteúdo do contrato, como pressuposto indispensavel para a constituição valida das obrigações estipuladas contra o consumidor, impossibilidade de adoção do silencio como manifestação tácita de aceitação
Autor(es)Cintra, Luís Daniel Pereira
Data de publicação06-1993
ResumoAção civil pública classificada no concurso 'Melhor arrazoado forense' série 91/92 proposta contra a empresa Credicard S. A. Administradora de Cartões de Crédito, visando coibir o método abusivo adotado para arrecadar clientes, ou seja, a ré passou a encaminhar contratos de cartões a grande quantidade de pessoas que não os solicitaram. Considerava, em seguida, que a assinatura do recebimento da correspondência significava a adesão aos termos do negócio, implicando na responsabilização por pagamentos. A defesa se baseou no Código de defesa do consumidor.
NotasTrata-se de jurisprudência.
AssuntosCartão de crédito, cobrança, Brasil
Prática abusiva, Brasil
Proteção e defesa do consumidor, Brasil
Contrato, Brasil
FonteCINTRA, Luis Daniel Pereira. Proteção contratual do consumidor: o reconhecimento previo do conteúdo do contrato, como pressuposto indispensavel para a constituição valida das obrigações estipuladas contra o consumidor, impossibilidade de adoção do silencio como manifestação tácita de aceitação. Justitia, São Paulo, v. 55, n. 162, p. 94-104, abr./jun. 1993. Disponível em: <http://www.justitia.com.br/links/edicao.php?ID=162>. Acesso em: 09 jun. 2009.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/22921
Aparece nas coleções: