TítuloResponsabilidade civil do Estado por atos omissivos de seus agentes: divergência doutrinária e jurisprudencial acerca da natureza subjetiva ou objetiva
Autor(es)Coutinho, Rita de Cássia de Castro Côrtes
Data de publicação2008
ResumoAnalisa a responsabilidade civil do Estado quanto aos atos omissivos de seus agentes, com ênfase na divergência existente entre doutrina e jurisprudência acerca de sua natureza jurídica – subjetiva ou objetiva. Examina a evolução histórica e os aspectos da responsabilidade civil e da responsabilidade extracontratual do Estado, suas excludentes e fundamentos. Expõe os argumentos utilizados pelos adeptos da teoria subjetiva por atos omissivos, bem como os que dão respaldo à teoria que defende a responsabilidade objetiva estatal, além de tecer algumas considerações acerca da teoria subjetiva. Demonstra que o Estado deve ser responsabilizado objetivamente pelos danos que seus agentes causarem aos administrados.
NotasMonografia apresentada para a obtenção do título de especialista em Direito, Estado e Constituição do Curso de Pós Graduação em Direito, Estado e Constituição, Faculdade de Ciências Jurídicas do Planalto Central, União Educacional do Planalto Central – Uniplac.
AssuntosResponsabilidade civil do Estado
Direito administrativo
Direito constitucional
FonteCOUTINHO, Rita de Cássia de Castro Côrtes. Responsabilidade civil do Estado por atos omissivos de seus agentes: divergência doutrinária e jurisprudencial acerca da natureza subjetiva ou objetiva. BDJur, Brasília, DF, 17 jul. 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/23009>.
COUTINHO, Rita de Cássia de Castro Côrtes. Responsabilidade civil do Estado por atos omissivos de seus agentes: divergência doutrinária e jurisprudencial acerca da natureza subjetiva ou objetiva. Brasília, DF, 2008. 66 f. Monografia. (Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de especialista em Direito, Estado e Constituição.) – Uniplac.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/23009
Arquivo TamanhoFormato 
Responsabilidade_Civil_Rita de Cássia.pdf526.62 kBPDFVisualizar