TítuloO risco da técnica de remissão das leis penais em branco no direito penal da sociedade do risco
Autor(es)Silva, Pablo Rodrigo Alflen da
Data de publicação2007
ResumoTrata sobre a problemática da técnica da lei penal em branco e o seu emprego em um Direito Penal orientado pela Sociologia do Risco. Em primeiro lugar, são abordados aspectos específicos referentes às leis penais em branco, como o conceito, gênese e classificação, bem como a justificação para o seu emprego. Em segundo lugar, analisa-se o chamado Direito Penal do Risco, enquanto produto resultante da influência da moderna Sociologia do Risco sobre o Direito penal. Por fim, são analisados aspectos constitucionais específicos que impedem a adesão a um Direito Penal do Risco e, por conseqüência, o emprego abusivo de leis penais em branco.
AssuntosLegislação penal
Direito penal
Remissão penal
FonteSILVA, Pablo Rodrigo Alflen da. O risco da técnica de remissão das leis penais em branco no direito penal da sociedade do risco. BDJur, Brasília, DF, 29 jul. 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/23188>.
SILVA, Pablo Rodrigo Alflen da. O risco da técnica de remissão das leis penais em branco no direito penal da sociedade do risco. Política Criminal: revista da Universidad de Talca, Chile, v. 3, A 7, p. 1-21, 2007.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/23188
Arquivo TamanhoFormato 
Risco_Técnica_Remissão.pdf325.35 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: