TítuloDa legitimidade do Ministério Público para propositura de ação civil pública na defesa de interesses de contribuintes
Autor(es)Coelho, Sérgio Neves
Data de publicação12-1999
ResumoTrata da legitimidade do Ministério Público para a propositura de ação civil pública em defesa de interesses de contribuintes. Aponta alguns aspectos para afastar a atuação do Ministério Público e a adequação da ação civil pública. A seguir, analisa diversos argumentos, com destaque para: da inadmissibílídade do argumento da inexistência de equiparação entre o contribuinte e o consumidor, do descabimento da tese de impossibilidade da ação civil pública; por ser sucedâneo da ação direta de inconstitucionalidade, da indispensabilidade da atuação do advogado e da possibilidade de ajuizamento de ação civil pública em face de violação de preceito legal. Por fim, verifica a legitimidade do Ministério Público para ajuizamento de Ação Civil Pública na defesa dos interesses de contribuintes.
AssuntosAção civil pública, Brasil
Ministério Público, competência, Brasil
Legitimidade, Brasil
Matéria tributária, Brasil
Contribuinte (pessoa física), Brasil
Ação civil pública, jurisprudência, Brasil
Brasil. [Constituição (1988)]
FonteCOELHO, Sérgio Neves. Da legitimidade do Ministério Público para propositura de ação civil pública na defesa de interesses de contribuintes. Justitia, São Paulo, v. 61, n. 185/188, p. 162-173, jan./dez. 1999. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/23662>. Acesso em: 17 ago. 2009.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/23662
Arquivo TamanhoFormato 
legitimidade_ministerio_publico_propositura.pdf906.75 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: