TítuloO princípio constitucional da irretroatividade e a correta aplicação da lei de vigência do fato gerador do imposto de renda em face da jurisprudência oscilante do Supremo Tribunal Federal
Autor(es)Ribeiro, Rodrigo Araújo
Data de publicação01-2009
ResumoTece algumas reflexões a respeito da aplicação do princípio da irretroatividade das leis, apresentando o antecedente histórico da constitucionalização do princípio da irretroatividade das leis no Estado brasileiro. Estabelece as premissas e desenvolve um estudo sobre a garantia fundamental, fazendo uma breve análise sobre a constitucionalização do princípio da irretroatividade das leis nas Constituições brasileiras. Examina a lei de vigência dos fatos geradores do imposto de renda expondo alguns comentários críticos a respeito do posicionamento do Supremo Tribunal Federal. Em conclusão, verifica que o princípio da irretroatividade das leis, denota o intuito do constituinte originário em consagrar e alcançar a previsibilidade estatal e a estabilidade dos direitos subjetivos individuais, especialmente no campo do direito tributário.
AssuntosIrretroatividade das leis, Brasil
Conflito de leis no tempo, Brasil
Imposto de renda, fato gerador, Brasil
Brasil. Supremo Tribunal Federal (STF), jurisprudência
Irretroatividade das leis, história, Brasil
Direito positivo, sintaxe, Brasil
Direito positivo, semântica, Brasil
Legislação tributária, vigência, Brasil
Imposto de renda, fato gerador, vigência, Brasil
FonteRIBEIRO, Rodrigo Araújo. O princípio constitucional da irretroatividade e a correta aplicação da lei de vigência do fato gerador do imposto de renda em face da jurisprudência oscilante do Supremo Tribunal Federal. Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Brasília, v. 21, n. 1, p. 93-106, jan. 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/23837>. Acesso em: ago. 2009.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/23837
Aparece nas coleções: