TítuloDiscriminação racial e desigualdade social na ordem do dia: algumas considerações sócio-jurídicas sobre a criação de políticas públicas de ação afirmativa para afro-descendentes no Brasil
Autor(es)Silva, Luiz Fernando Martins da
Data de publicação2009
ResumoAnalisa a relação entre raça e classe. Ressalta que o princípio da igualdade e a noção de acesso igualitário aos procedimentos estão para além da proposta de integração igualitária no sistema. Afirma a discriminação racial existente em nosso país exclui os membros da comunidade negra da sociedade geral. Explica que o tratamento mais favorável dado pelo Estado a esse grupo social vulnerável, justifica e autoriza a criação de políticas públicas particularistas de redistribuição de renda e equalização de renda e equalização de posições excessivamente desvantajosas.
AssuntosAção afirmativa, política, Brasil
Negros, discriminação, Brasil
Ação afirmativa, aspectos jurídicos, Brasil
Igualdade de oportunidades, Brasil
Políticas públicas, Brasil
FonteSILVA, Luiz Fernando Martins da. Discriminação racial e desigualdade social na ordem do dia: algumas considerações sócio-jurídicas sobre a criação de políticas públicas de ação afirmativa para afro-descendentes no Brasil. BDJur, Brasília, DF, 23 set. 2009.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/24564
Arquivo TamanhoFormato 
Discriminação_Racial_Desigualdade.pdf47.42 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: