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dc.contributor.authorFranciulli Netto, Domingos-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationMARTINS, Ives Gandra da Silva (Coord.). As vertentes do Direito Constitucional contemporâneo. Rio de Janeiro: América Jurídica, 2002. p. 135-144.-
dc.identifier.urihttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/260-
dc.description- Texto de autoria de Ministro do Superior Tribunal de Justiça.-
dc.description.abstractExamina a hipótese de uma família brasileira pretender educar seus filhos em casa, especialmente em relação ao ensino fundamental. Para tanto, investiga e faz uma ponderação entre as disposições constitucionais e a legislação infraconstitucional sobre o direito à educação no Estado de Direito e suas relações com os direitos de liberdade de organização da família. Também analisa a realidade social e educacional no Brasil. Por fim, posiciona-se no debate e ressalta que o que se está a defender não é o direito de todos o pais educarem seus filhos em casa, sem restrições, mas o direito daqueles que argumentarem e mostrarem possuir condições referentes à educação, pois há um anseio social pela legitimação desse método educacional.en
dc.format.extent153503 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherAmérica Jurídicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalen
dc.subjectDireito à educaçãoen
dc.subjectDispositivo constitucionalen
dc.subjectDispositivo legalen
dc.subjectLei de diretrizes e bases da educação nacionalen
dc.subject.otherEnsino básico-
dc.titleAspectos constitucionais e infraconstitucionais do ensino fundamental em casa pela famíliaen
dc.typeCapítulo de livroen