TítuloHistória semântica de um conceito : a influência inglesa do século XVII e norte-americana do século XVIII na construção do sentido de constituição como Paramount Law
Autor(es)Marques, Raphael Peixoto de Paula
Data de publicação12-2007
ResumoEvidencia o contexto da herança constitucional do passado, principalmente no século XVII na Inglaterra e no século XVIII nos Estados Unidos, indicando a influência do período referido na formação do constitucionalismo moderno. Analisa a mudança conceitual do termo constituição proporcionada pel Revolução americanae a importância da decisão Marbury vs. Madison. Examina esses acontecimentos à luz da teoria dos sistemas de Niklas Luhmann, demonstrando as conseqüências, para o Direito e para a política, da aquisição evolutiva da Constituição como paramount law.
AssuntosConstituição, história, Inglaterra
Constitucionalidade das leis
Supremacia
Constituição
FonteMARQUES, Raphael Peixoto de Paula. História semântica de um conceito: a influência inglesa do século XVII e norte-americana do século XVIII na construção do sentido de Constituição como Paramount Law. Revista brasileira de direito constitucional, São Paulo, v. 5, n. 10, p. 357-382, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/26121>. Acesso em: 1 dez. 2009.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/26121
Arquivo TamanhoFormato 
historia_semantica_conceito_influencia.pdf755.18 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: