TítuloPatrimônio ambiental cultural e usucapião de bens móveis tombados : uma ánalise em busca da efetividade protetiva do Decreto-lei n° 25/1937
Autor(es)Miranda, Marcos Paulo de Souza
Data de publicação12-2006
ResumoTece sobre o patrimônio cultural brasileiro e as responsabilidades do Ministério Público pela preservação deste patrimônio e pela garantia do direito de acesso e fruição dos bens que o integram. Traça um paralelo de proteção aos bens culturais com o direito ambiental. Analisa o usucapião e o regime jurídico de bens tombados assegurando sua exclusão do comércio. Apresenta a jurisprudência existente do tema e a necessidade de intervenção ministerial nas ações de usucapião de bens móveis de valor cultural.
AssuntosPatrimônio cultural, proteção, Brasil
Ministério público, competência, Brasil
Direito ambiental, Brasil
Patrimônio histórico, Brasil
Bens móveis, Brasil
Usucapião, Brasil
FonteMIRANDA, Marcos Paulo de Souza. Patrimônio ambiental cultural e usucapião de bens móveis tombados: uma ánalise em busca da efetividade protetiva do Decreto-lei n° 25/1937. De Jure: revista jurídica do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, n. 7, p. 334-347, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27761>. Acesso em: 20 jan. 2010.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27761
Arquivo TamanhoFormato 
patrimonio_ambiental_cultural_usucapiao.pdf644.73 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: