TítuloAuditoria em saúde : uma ferramenta de gestão
Autor(es)Barcellos, Valéria Figueiredo
Santos, Letícia Costa
Data de publicação2009
ResumoA assistência à saúde melhorou acentuadamente nas últimas décadas com o advento de novas tecnologias, estudos científicos e novos tratamentos. O ser humano vive mais e de forma mais saudável. Entretanto, por sua complexidade, o setor da saúde apresenta descontentamentos, uma vez que é dispendioso, excludente e não se conhece sua efetividade. A necessidade de reverter este quadro levou o setor a procurar novas opções de gestão, em que a avaliação de todos os processos envolvidos no sistema de saúde se torna prioridade, destacando-se as ações de auditoria. Neste artigo, pretende-se, por meio de revisão da literatura, destacar o papel da auditoria como ferramenta para gestão, planejamento, monitoramento e avaliação de ações e serviços de saúde, exprimindo sua função educadora e não apenas fiscalizadora e punitiva.
NotasArtigo apresentado ao Centro Universitário UNIEURO para obtenção do título de especialista em Gestão e Auditoria em Saúde pelo programa de pós-graduação lato sensu.
AssuntosSistema de saúde, planejamento
Gestão
Saúde pública
Auditoria
FonteBARCELLOS, Valéria Figueiredo; SANTOS, Letícia Costa. Auditoria em saúde: uma ferramenta de gestão. BDJur, Brasília, DF, 3 maio 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/29978>.
BARCELLOS, Valéria Figueiredo; SANTOS, Letícia Costa. Auditoria em saúde: uma ferramenta de gestão. Brasília, DF, 2009. 8 f. Artigo. (Especialização em Gestão e Auditoria em Saúde) – UNIEURO.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/29978
Arquivo TamanhoFormato 
Auditoria_Saúde_Valéria Figueiredo.pdf78.96 kBPDFVisualizar