TítuloO processo e a quebra do sigilo bancário
Autor(es)Franciulli Netto, Domingos
Data de publicação2000
ResumoDebate a realidade do Poder Judiciário, especialmente a questão da demora na solução dos feitos. Nesse sentido destaca dois pontos específicos relacionados a esse tema, por um lado o grande número de recursos nos quais se discutem apenas temas processuais, por outro, a quantidade de feitos que envolvem os poderes Públicos, em particular a Fazenda Pública, que procrastina ao máximo o pagamento de suas dívidas. Apresenta propostas para melhoria dessa situação, como a necessidade de se aperfeiçoar certas leis processuais. Também examina a possibilidade de ser quebrado o sigilo bancário. Objetiva oferecer subsídios para a reflexão e estudo do tema. Nesse âmbito analisa o conceito e a natureza jurídica do sigilo bancário e alguns textos legais que, direta ou indiretamente, estão relacionados a este assunto. Por fim apresenta o postulado de que no Estado Democrático de Direito o sigilo bancário só pode ser quebrado por decisão judicial, afora a exceção aberta em favor das Comissões Parlamentares de Inquérito (art. 58, § 3º, da CF), é posição aceita pela doutrina e perfilhada pelos nossos tribunais superiores.
Notas- Palestra proferida em 24.03.2000 no auditório da FAAP na II Semana Jurídica.
- Disponível também em Informativo Jurídico da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, Brasília, v. 13, n. 1, p. 27-56. jan./jun. 2001.
AssuntosLei processual civil
Direito Processual Civil
Quebra de sigilo bancário
Direito à intimidade
Decisão judicial
FonteFRANCIULLI NETTO, Domingos. O processo e a quebra do sigilo bancário. Brasília, DF, 2000. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/309>. Acesso em: 15 fev. 2012.
TipoPalestra
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/309
Arquivo TamanhoFormato 
O_Processo_e_a_Quebra_do_Sigilo.pdf181.94 kBPDFVisualizar