TítuloDireito penal do meio ambiente: a dignidade da pessoa humana, a resolução 394/07 do CONAMA e os animais da fauna selvagem domesticados
Autor(es)Siqueira, Flávio Augusto Sgrilli
Data de publicação12-2009
ResumoTrata do direito penal do meio ambiente, analisando a dignidade da pessoa humana como princípio fundamentador do ordenamento jurídico- ético comportamental. Foca no meio ambiente como bem jurídico- penal tutelado bem como a adequação típica na esfera das infrações penais e administrativas para o caso de delito contra esses bens. Estuda também a teoria do erro e a necessidade administrativa em matéria de infrações penais, analisando também a crise de legalidade no exercício do poder de polícia, a multa ambiental cominada e a boa-fé dos administrados, exemplificando com alguns casos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
AssuntosDireito penal ambiental, Brasil
Reparação do dano (direito ambiental), Brasil
Crime ambiental ,Brasil
FonteSIQUEIRA, Flávio Augusto Sgrilli. Direito penal do meio ambiente: a dignidade da pessoa humana, a resolução 394/07 do CONAMA e os animais da fauna selvagem domesticados. Vox forensis, Espírito Santo do Pinhal, v. 2, n. 4, abr. 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/33050>. Acesso em: 24 ago. 2010.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/33050
Arquivo TamanhoFormato 
Direito_penal_meio_siqueira.pdf189.94 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: