TítuloLinguagem jurídica e comunicação : avaliação da utilização da internet na divulgação das decisões do Superior Tribunal de Justiça
Autor(es)Ribeiro, Vander Lúcio
Data de publicação2010
ResumoO presente trabalho decorre do fato de que é consenso, entre grande parte da população brasileira, que o Poder Judiciário é um poder distante, antiquado, lento e burocrático, conforme aponta pesquisa realizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em 2004. Procura demonstrar, face à busca pela “inclusão jurídica” do cidadão brasileiro, a importância da comunicação digital na disponibilização, à sociedade, de informações relativas aos julgados do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Busca-se, ainda, detalhar os esforços empreendidos pelo Tribunal no sentido de dotar a instituição dos recursos necessários à efetivação de uma maior interação com o cidadão, de forma a possibilitar que o órgão atinja sua visão de futuro, que é de “ser reconhecido pela sociedade como modelo na garantia de uma justiça acessível, rápida e efetiva”.
NotasTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Albert Einstein, em cumprimento parcial às exigências do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa com ênfase em Produção Textual, para obtenção do título de especialista.
AssuntosTerminologia jurídica, Brasil
Comunicação digital, Brasil
Internet, Brasil
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ)
FonteRIBEIRO, Vander Lúcio. Linguagem jurídica e comunicação: avaliação da utilização da internet na divulgação das decisões do Superior Tribunal de Justiça. 2010. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) – Faculdade Albert Einstein, Brasília, DF, 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/33415>. Acesso em: 6 out. 2010.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/33415
Arquivo TamanhoFormato 
Linguagem_Jurídica_Vander Lúcio.pdf340.96 kBPDFVisualizar