TítuloO papel do controle interno na Administração Pública
Autor(es)Carvalho, Eduardo
Data de publicação2010
ResumoEvidencia a importância dos controles como instrumento que proporcione a Administração Pública maior clareza na utilização dos recursos públicos. Aborda conceito histórico de controle interno, sua evolução ao longo do tempo, as mudanças que ocorrem nos sistemas de controle com a reforma do Estado. Discorre sobre os tipos de controle existente nos três poderes, e a evolução do controle externo, sua importância para a sociedade, as licitações e os contratos que tem sido a porta de muita corrupção em toda administração. Trata dos fundamentos da Lei 4320/64, que possibilitou o controle contábil na Administração Pública, o nascimento da unidade de controle interno na Constituição Federal. Aborda também a importância da unidade de controle interno nos Órgãos públicos e a funcionalidade dos diversos sistemas de controle interno, e a unidade de controle interno do STJ como exemplo de um controle bem estruturado.
NotasMonografia apresentada ao IBEP- Instituto Brasil Extensão e Pós Graduação, em cumprimento às exigências do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Auditoria, Controladoria e Perícia Contábil, para a obtenção do título de Especialista.
Orientador: Professor Cláudio Noga M.Sc
AssuntosAdministração pública, Brasil
Controle interno, Brasil
Administrador, responsabilidade, Brasil
FonteCARVALHO, Eduardo. O papel do Controle Interno na Administração Pública. 2010. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Auditoria, Controladoria e Perícia Contábil) - IBEP – Instituto Brasil Extensão e Pós Graduação, Brasília, DF, 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/34750>. Acesso em: 14 dez. 2010.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/34750
Arquivo TamanhoFormato 
Papel_Controle_Interno_Eduardo_Carvalho.pdf3.09 MBPDFVisualizar