TítuloDa inelegibilidade decorrente da rejeição de contas : pressupostos de incidência e aspectos jurídicos controvertidos, â luz das alterações advindas da "minirreforma eleitoral" e da lei da "ficha limpa"
Autor(es)Porto, Eduardo Vaz
Data de publicação07-2010
ResumoAnalisa os pressupostos necessários à incidência da inelegibilidade que resulta da desaprovação das contas prestadas pelos agentes públicos ao manusearem recursos do erário. Verifica os principais aspectos jurídicos e as relevantes controvérsias surgidas ao longo de mais de uma década de aplicação do art. 1º, I, "g", da Lei complementar n. 64, de 18 de maio de 1990, bem como a evolução jurisprudencial ocorrida no âmbito do Tribunal Superior Eleitoral acerca do tema, enfocando-se a influência decisiva que as orientações desta Corte exerceram na atividade do legislador.
AssuntosInelegibilidade, Brasil
Eleição, Brasil
Campanha eleitoral, Brasil
Contas irregulares, Brasil
Tutela antecipada, Brasil
Justiça eleitoral, Brasil
Cargo público, Brasil
FontePORTO, Eduardo Vaz. Da inegibilidade decorrente da rejeição de contas: pressupostos de incidência e aspectos jurídicos controvertidos, à luz das alterações advindas da "minirreforma eleitoral" e da lei da "ficha limpa". Revista Brasileira de Direito Eleitoral, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, jul. 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/35594>. Acesso em: 4 fev. 2011.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/35594
Arquivo TamanhoFormato 
inelegibilidade_decorrente_rejeicao_porto.pdf110.69 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: