TítuloA reserva legal e a garantia do meio ambiente ecologicamente equilibrado
Autor(es)Medeiros, Ana Paula Amador Chagas de
Data de publicação2010
ResumoO objetivo precípuo deste estudo é aprofundar os conhecimentos acerca da Reserva Legal, através da demonstração dos direitos fundamentais envolvidos, quais sejam, a defesa do bem ambiental e do direito a propriedade, e da problemática gerada pelas iminentes alterações ao Código Florestal, tema que rende muita discussão entre os ambientalistas e proprietários rurais. Aqueles defendendo a todo custo o meio ambiente e estes defendendo seu direito à utilização da propriedade rural sem restrições. Em meio às discussões está a sociedade, que acaba sendo a maior prejudicada pela demora na resolução ambiente. Se por um lado a defesa do meio ambiente é relevante, a garantia dos proprietários em usufruir de suas terras também tem sua importância. Contudo, este direito, não pode sobrepor-se ao interesse coletivo, devendo os proprietários se submeter às restrições legais para suas propriedades, revelando-se inaceitável que sejam beneficiados em detrimento do bem maior que é o meio ambiente, na forma trazida pelas novas alterações do Código Florestal, atualmente em tramitação no Congresso Nacional.
NotasTrabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como pré-requisito para obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Direito Administrativo Contemporâneo– Turma STJ.
AssuntosReserva legal, Brasil
Desenvolvimento sustentável, Brasil
Meio ambiente, Brasil
Brasil. [Código florestal (1965)]
FonteMEDEIROS, Ana Paula Amador Chagas de. A reserva legal e a garantia do meio ambiente ecologicamente equilibrado. 2010. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Direito Administrativo Contemporâneo) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF, 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/35684>. Acesso em: 14 fev. 2011.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/35684
Arquivo TamanhoFormato 
Reserva_legal_garantia_meio_ambiente.pdf716.83 kBPDFVisualizar