TítuloNormas, princípios, regras e postulados na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça
Autor(es)Souza, Carlos Magno de
Data de publicação2010
ResumoNormas, princípios, regras e postulados, como são apresentados na doutrina e como são atualmente aplicados na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça/STJ, constituem o tema deste trabalho, resultante do cotejo das conclusões colhidas em pesquisa bibliográfica confrontada a pesquisa jurisprudencial na base de dados do STJ. As fontes doutrinárias adotadas estão limitadas ao pensamento de Norberto Bobbio, José de Oliveira Ascensão e Humberto Bergmam Ávila, dado o caráter destacável da influência destes autores no pensamento jus-filosófico nacional. O conceito de norma é recebido como gênero, não obstante a visão contrária e bem fundamentada de Oliveira Ascensão. Dá-se especial destaque ao conceito de postulados normativos e, em decorrência, à doutrina de Ávila. A jurisprudência citada, embora não esgote a matéria, reflete com razoável segurança o entendimento atual da Corte que, nos termos da Constituição Federal, tem o papel de uniformizar a aplicação da legislação federal infraconstitucional. As conclusões apontam para uma falta de precisão terminológica e indícios de confusão conceitual com que o tema é tratado pelo STJ.
NotasTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), como requisito para obtenção do Certificado de Especialista em Direito Processual Civil.
AssuntosJurisprudência, Brasil
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ), normas
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ), jurisprudência
Fontes do direito, Brasil
FonteSOUZA, Carlos Magno de. Normas, princípios, regras e postulados na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. 2010. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Direito Processual Civil Aplicado à Atividade Profissional) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/36764>. Acesso em: 5 abr. 2011.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/36764
Arquivo TamanhoFormato 
Normas_principios_regras_postulados.pdf349.55 kBPDFVisualizar