TítuloAvaliação para expansão do uso de software livre no Superior Tribunal de Justiça - STJ
Autor(es)Cavalcanti, Dorval Pacheco
Castro, Victor Marcus de Oliveira
Data de publicação2007
ResumoAborda um processo de avaliação para adoção de software livre numa instituição pública de renome nacional, desde o estabelecimento de uma equipe formal por meio de uma portaria até a elaboração final de um documento estabelecendo diretrizes ao uso de Software Livre no Superior Tribunal de Justiça. A experiência contou também com o apoio de colaboradores de outros entes públicos e empresas privadas, demonstrando que o conceito por traz do software livre redunda fortemente no compartilhamento de soluções. Comenta que os estados, vários Municípios, Tribunais, Ministérios e diversas outras instituições públicas estão avançando na utilização de software livre e conseguindo vantagens muito além da simples economia financeira que esse modelo de desenvolvimento de software tem proporcionado. O STJ iniciou sua jornada à algum tempo e agora esta registrando o trabalho feito para o avanço do uso de software livre através da avaliação de novas ferramentas, dentro de um contexto de estudos, testes, homologação, orientação e treinamento, sempre trabalhando dentro da filosofia de contribuir com a comunidade, sejam leigos, profissionais ou empresas.
NotasTrabalho apresentado em cumprimento às exigências acadêmicas parciais do curso de pós-graduação lato sensu em gerenciamento de Projetos / PMBOK para a obtenção do grau de Especialista.
AssuntosSoftware livre, Brasil
Tribunal superior, modernização, Brasil
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ)
FonteCAVALCANTI, Dorval Pacheco; CASTRO, Victor Marcus de Oliveira. Avaliação para expansão do uso de software livre no Superior Tribunal de Justiça. 2007. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gerenciamento de Projetos / PMBOK) – Faculdades Integradas Unicesp, Brasília, DF, 2007. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/36818>. Acesso em: 17 mar. 2011.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/36818
Arquivo TamanhoFormato 
Avaliação_Expansão_Uso_Dorval.pdf938.62 kBPDFVisualizar