TítuloDas ações civis para defesa de interesses difusos : estudo de caso do acórdão do Recurso Especial nº 911.802/RS
Autor(es)Mendes, Neusa de Sousa
Data de publicação2010
ResumoAnalisa as práticas dos membros do Superior Tribunal de Justiça, enfocando os aspectos relativos à jurisprudência do Tribunal, na seara consumerista sob a ótica das transformações vividas pela sociedade a partir da pós-modernidade, à luz do ordenamento jurídico nacional. Fundamentou-se na doutrina pátria com consultas a inúmeros doutrinadores civilistas. Estuda caso de acórdão proferido pela 1ª Seção do STJ julgado em, 24/10/2007, que trata das relações de consumo dos usuários de telefonia fixa enfatizando a legalidade da tarifa cobrada a título de assinatura básica. Ressalta que a análise do conteúdo do acórdão aliada à bibliografia apresentada apontam para o pensamento neoliberal. Conclui-se, portanto, que os achados do estudo apontam para as alternativas de interpretação da legislação infraconstitucional de molde a favorecer o consumidor que é tido como parte vulnerável na relação de consumo, notadamente em casos semelhantes ao objeto deste trabalho, em que é flagrante a vulnerabilidade do sujeito.
NotasTrabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como pré-requisito para obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Processo Civil.
AssuntosTelefone, tarifa, jurisprudência, Brasil
Relação de consumo, jurisprudência, Brasil
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ), jurisprudência
FonteMENDES, Neusa de Sousa. Das ações civis para defesa de interesses difusos: estudo de caso do acórdão do Recurso Especial nº 911.802/RS. 2010. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em em Processo Civil) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF, 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/37011>. Acesso em: 25 abr. 2011.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/37011
Arquivo TamanhoFormato 
Das_Ações_Civis_Neusa_Mendes.pdf654.81 kBPDFVisualizar