TítuloComo avaliar o princípio constitucional da razoável duração do processo e sua aplicação no âmbito do STJ
Autor(es)Calheiros, Alair Faria da Silva
Data de publicação2010
ResumoDemonstra a necessidade de ponderação entre os princípios da segurança jurídica e eficiência na prestação jurisdicional, com o propósito de provar que o significado do termo “razoável duração do processo” somente se revela a partir de sua incidência no plano prático. Aborda o objetivo da reforma do judiciário (EC 45/2004) com ênfase pela busca da celeridade na prestação jurisdicional, contando-se com o auxílio da citação de jurisprudência para melhor percepção do tema. Ressalta o panorama da atuação do Superior Tribunal de Justiça na concretização do princípio constitucional da efetividade da prestação jurisdicional com destaque para a virtualização dos processos.
NotasTrabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como pré-requisito para obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Direito Administrativo
AssuntosDevido processo legal, Brasil
Princípio constitucional, Brasil
Reforma judiciária, Brasil
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Brasil. [Constituição (1988). Emenda n. 45]
FonteCALHEIROS, Alair Faria da Silva. Como avaliar o princípio constitucional da razoável duração do processo e sua aplicação no âmbito do STJ. 2010. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em em Direito Administrativo) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF, 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/37430>. Acesso em: 17 maio 2011.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/37430
Arquivo TamanhoFormato 
Como_Avaliar_Princípio_Alair_Faria.pdf196.96 kBPDFVisualizar