TítuloEdição e revisão de textos na perspectiva do juiz e de seus auxiliares : as relações entre o juiz e seus auxiliares na produção de textos judiciários
Autor(es)Leal Júnior, Cândido Alfredo Silva
Data de publicação04-2011
ResumoAborda as relações entre o juiz e seus auxiliares na produção de textos judiciários. Examina a figura do juiz e a delegação de tarefas aos seus auxiliares imediatos. Identifica algumas características do texto judiciário que interessam ao exame dessas relações. Examina a experiência dos law clerks da Suprema Corte norte-americana como modelo de cooperação textual, identificando a evolução do clerkship e as tarefas desenvolvidas pelos clerks quanto à pesquisa jurídica, ao exame de processos e à redação de decisões. Aponta a urgência de estudos sobre as reais condições de trabalho dos juízes.
AssuntosJuiz
Pesquisa jurídica
Magistrado
Auxiliar da justiça
FonteLEAL JÚNIOR, Cândido Alfredo Silva. Edição e revisão de textos na perspectiva do juiz e de seus auxiliares: as relações entre o juiz e seus auxiliares na produção de textos judiciários. Revista de Doutrina da 4ª Região, Porto Alegre, n. 41, abr. 2011. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/37470>. Acesso em: 11 maio 2011.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/37470
Arquivo TamanhoFormato 
edicao_revisao_leal_junior.pdf723.88 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: