TítuloVerbos tritransitivos
Autor(es)Mello, Mariana Sanmartin de
Data de publicação2011
ResumoAnalisa se é possível incluir na classificação tradicional de transitividade da língua portuguesa o verbo tritransitivo, seguindo proposta de Afrânio da Silva Garcia (2004). Para atingir esse objetivo, foram escolhidos e estudados, à luz das gramáticas e dos dicionários mais renomados, doze verbos com potencial tritransitivo. Além disso, foi feito um apanhado de exemplos, demonstrando o uso destes verbos acompanhados de três objetos. Por fim, foram abordadas questões relativas aos problemas que as variadas descrições de transitividade verbal trazem à revisão de textos. Como conclusão, verificou-se que os verbos escolhidos aparecem em situações reais da língua com três objetos, sugerindo que a classificação tradicional deva ser expandida a fim de descrever melhor a língua.
NotasTrabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como pré-requisito para obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Revisão de Texto.
AssuntosLíngua portuguesa, gramática, Brasil
Transitividade verbal, gramática, Brasil
Revisão textual, gramática, Brasil
FonteMELLO, Marian Sanmartin de. Verbos tritransitivos. 2011. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Revisão de Texto) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF, 2011. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/41994>. Acesso em: 10 out. 2011.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/41994
Arquivo TamanhoFormato 
Verbos_tritransitivos.pdf868.91 kBPDFVisualizar