TítuloDo dano moral puro e sua quantificação frente à realidade brasileira
Autor(es)Kalb, Christiane Heloísa
Data de publicação2010
ResumoO trabalho teve como objetivo analisar a matéria sobre o dano moral puro, regulado no Código Civil, Constituição Federal e também Código de Defesa do Consumidor em consonância com as decisões de nossos tribunais. Além disso, nota-se que a questão da reparabilidade já se encontra pacificada, não mais havendo dúvidas quanto a sua efetividade. Conclui-se que ao reconhecer o direito ao dano moral puro na sociedade brasileira, atribuiu-se uma nova seara de reparações, voltada exclusivamente para a psique do indivíduo e seus sentimentos e angústias. Contudo, também ocorre uma tendência a aumentar os processos judiciais, em razão, principalmente, dos princípios do Código de Defesa do Consumidor, que veio normatizar e estabelecer ditames sobre os contratos.
NotasArtigo Científico apresentado e aprovado ao IV Curso de Especialização, lato sensu, em Direito Civil e Processo Civil, do Curso de Direito, da Faculdade Guilherme Guimbala, mantida pela Associação Catarinense de Ensino, como requisito parcial para obtenção do certificado de especialista.
AssuntosDano moral, Brasil
Ação de indenização, Brasil
FonteKALB, Christiane Heloísa. Do dano moral puro e sua quantificação frente à realidade brasileira. 2010. 14 f. Artigo Científico (Especialização em Direito Civil e Processo Civil) – Faculdade Guilherme Guimbala, Joinville, SC, 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/43119>. Acesso em: 3 jan. 2012.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/43119
Arquivo TamanhoFormato 
Dano_Moral_Puro_Christiane Kalb.pdf133.5 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: