TítuloAdaptação razoável : o novo conceito sob as lentes de uma gramática constitucional inclusiva
Autor(es)Martel, Letícia de Campos Velho
Data de publicação06-2011
ResumoAnalisa a necessidade de explorar o conceito de adaptação razoável, presente na Convenção de Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU - CDPD/ONU. Destaca como a adaptação razoável confere novo significado jurídico à discriminação da pessoa com deficiência. Busca compreender e discutir os conceitos de adaptação razoável e de ônus indevido, oferecendo premissas para uma interpretação constitucionalmente adequada e útil da inovação normativa. Apresenta um panorama dos conceitos e suas complexidades, com enfoque para os sistemas jurídicos que lhe deram origem. Propõe uma linha de interpretação e construção dos conceitos no direito brasileiro no quadro dos direitos das pessoas com deficiência.
NotasPublicado em português, espanhol e inglês.
Título em espanhol: Ajuste razonable: un nuevo concepto desde la óptica de una gramática constitucional inclusiva. -- Título em inglês: Reasonable accommodation: the new concept from an inclusive constitutional perspectivel
AssuntosPessoa portadora de deficiência visual, Brasil
Educação especial, Brasil
Braille, Brasil
Inclusão social, Brasil
Direitos humanos, Brasil
Nações Unidas (ONU)
FonteMARTEL, Letícia de Campos Velho. Adaptação razoável: o novo conceito sob as lentes de uma gramática constitucional inclusiva. SUR: Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 8, n. 14, jun. 2011. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/44475>. Acesso em: 22 fev. 2012.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/44475
Aparece nas coleções: