TítuloA possibilidade de incidência do imposto de renda nas indenizações por danos morais
Autor(es)Bastos, Leonardo Correia
Data de publicação2011
ResumoAborda a questão da incidência do imposto de renda (IR) sobre valores recebidos a título de indenização por dano moral. A formulação do problema de investigação partiu da análise da própria natureza jurídica do dano moral e de suas principais diferenças em relação ao dano de natureza material/patrimonial. Tais aspectos se refletem diretamente na concepção relativa ao caráter da verba indenizatória de atos lesivos à moral e, nesse sentido, é que se busca indagar como esses valores se inserem em relação às disposições constitucionais e infraconstitucionais aplicáveis ao imposto de renda, mais especificamente à sua hipótese de incidência.
NotasMonografia apresentada ao Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), do Curso de Especialização em Direito Tributário, como pré-requisito para obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-Graduação lato sensu em Direito Tributário.
AssuntosDano moral, Brasil
Indenização, Brasil
Imposto de renda, Brasil
FonteBASTOS, Leonardo Correia. A possibilidade de incidência do imposto de renda nas indenizações por danos morais. 2011. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Direito Tributário) – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), Brasília, DF, 2011. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/45327>. Acesso em: 27 mar. 2012.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/45327
Arquivo TamanhoFormato 
Possibilidade_Incidência_Leonardo Correia.pdf205.45 kBPDFVisualizar