TítuloO enfrentamento da corrupção no cenário de globalização e regionalização
Autor(es)Choukr, Fauzi Hassan
Japiassú, Carlos Eduardo Adriano
Data de publicação02-2012
ResumoTrata da corrupção, proteção aos direitos humanos e da incorporação de normas internacionais no direito interno em países como Brasil, Argentina e Chile, que passaram por períodos ditatoriais. Aborda o papel do sistema penal no processo de transição ocorrido em países que superaram estados de exceção, buscando reconstruir a democracia. Ressalta o Mercosul como ferramenta de consolidação da proteção dos direitos humanos em seus países-membros, apesar de sua concepção inicial como mero ambiente burocrático de caráter tributário.
NotasO presente artigo é a versão inicial do relatório de pesquisa encartado no projeto “Projet de recherché ‘Les figures de l’internationalisation du droit’” Amérique Latine, sob a responsabilidade científica de Mireille Delmas-Marty, em curso no Collège de France.
AssuntosCorrupção, Argentina, Brasil, Chile
Direitos humanos, Brasil, Argentina, Chile
Sistema penitenciário, Brasil, Argentina, Chile
Ditadura, Brasil, Argentina, Chile
Sociedade civil, Brasil, Argentina, Chile
Mercado comum, Brasil, Argentina, Chile
FonteCHOUKR, Fauzi Hassan; JAPIASSÚ, Carlos Eduardo Adriano. O enfrentamento da corrupção no cenário de globalização e regionalização. Fórum administrativo, Belo Horizonte, v. 12, n. 132, fev. 2012. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/45363>. Acesso em: 21 mar. 2012.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/45363
Arquivo TamanhoFormato 
enfrentamento_corrupcao_cenario_choukr.pdf118.46 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: